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Conheça a história da marca I Love New York


Para homenagear New York neste 11 de setembro, resolvi compartilhar a história da marca "I Love New York" e sua importância para o turismo do estado.



I Love New York | © Franco Folini / Flickr



New York dos anos 60 e 70


Muitos podem não imaginar que um dos estados mais famosos dos EUA, destino dos sonhos de turistas de todo o mundo, era completamente diferente do que conhecemos hoje.


Nas décadas de 1960 e 1970 o estado de New York estava falido, tinha uma péssima reputação e enfrentava um período de decadência devido ao alto nível de criminalidade, de sujeira nas ruas e problemas econômicos. Por isso, muitos nova-iorquinos estavam se mudando para outros estados.


Filmes que mostram um pouco desta antiga realidade:⠀

• Taxi Driver

• The Warriors

• American Gangster



Gerenciando a percepção dos moradores locais

Para mudar esse cenário, o Departamento de Comércio do Estado de New York resolveu investir no desenvolvimento de uma campanha turística.

A agência Wells, Rich and Greene, fundada e presidida por Mary Wells Lawrence (a primeira CEO mulher de uma empresa listada na Bolsa de Valores de New York), e o designer Milton Glaser foram os responsáveis pela criação da campanha e do logotipo "I Love New York", uma das marcas turísticas mais famosas e fortes do segmento!⠀




(Crédito da imagem de Milton Glaser: Catalina Kulczar)




Objetivo da campanha


O objetivo da campanha era restaurar o turismo no estado, mas para isso era necessário:

  • Despertar o senso de pertencimento e comunidade local dos nova iorquinos

  • Divulgar os atrativos de New York

  • Mudar a percepção que os turistas, empresários, investidores e a comunidade local tinham em relação ao estado




Criação do famoso logotipo turístico


Durante uma corrida de táxi pela cidade, Milton Glaser esboçou o logotipo turístico mais conhecido do mundo.


Na imagem ao lado você poderá conferir o famoso esboço que hoje faz parte do acervo do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA).






Resultado


Em 1977 o logo I Love NY foi veiculado pela primeira vez, simbolizando uma campanha que mudou completamente a história de New York!




Resultados da campanha:

  • Aumento do senso de pertencimento dos nova-iorquinos e dos cuidados com seu estado. Com isso, o problema da sujeira e da criminalidade diminuíram

  • A marca passou a representar as 11 regiões de férias do estado e seus principais atrativos passaram a ser mais conhecidos

  • Impulsionamento do turismo

  • Atração de investimentos, novos negócios, empregos e moradores

  • Alto retorno do investimento

  • Marca mundialmente famosa


"A campanha I Love New York, iniciada quando muitos não estavam de bom humor, obteve enorme sucesso, transformando uma indústria de turismo em nível estadual vacilante em uma invejada em todo o mundo."

(The New York Times, 1987)



Até hoje New York colhe os frutos desse investimento. Inclusive, o site do estado leva o nome da marca e conta com muitas informações que facilitam o turismo local. Acesse o site I Love NY para conferir.




11 de setembro e a adaptação da marca


Em 2001, a queda das Torres Gêmeas marcou profundamente a história de New York e de todo os EUA.


Por isso, o designer Milton Glaser modificou a arte do logo I Love NY, adicionando uma mancha no coração. Foi lançada também a campanha "I Love NY More Than Ever". Esse logotipo se tornou um símbolo da comoção nacional. Toda essa vulnerabilidade e a dor sentida de forma comunitária fizeram com que o sentimento de pertencimento e amor por New York aumentasse ainda mais.



Isso é um ótimo exemplo de que as marcas podem se adaptar para responder demandas pontuais de seu público e, também, para acompanhar as mudanças da sociedade.



 

Espero que tenha percebido o quanto as marcas turísticas são poderosas e podem mudar completamente a percepção sobre um destino!


Quer conversar mais sobre branding voltado para destinos turísticos? Entre em contato!


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