Para homenagear New York neste 11 de setembro, resolvi compartilhar a história da marca "I Love New York" e sua importância para o turismo do estado.
I Love New York | © Franco Folini / Flickr
New York dos anos 60 e 70
Muitos podem não imaginar que um dos estados mais famosos dos EUA, destino dos sonhos de turistas de todo o mundo, era completamente diferente do que conhecemos hoje.
Nas décadas de 1960 e 1970 o estado de New York estava falido, tinha uma péssima reputação e enfrentava um período de decadência devido ao alto nível de criminalidade, de sujeira nas ruas e problemas econômicos. Por isso, muitos nova-iorquinos estavam se mudando para outros estados.
Filmes que mostram um pouco desta antiga realidade:⠀
• Taxi Driver
• The Warriors
• American Gangster
Gerenciando a percepção dos moradores locais
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Para mudar esse cenário, o Departamento de Comércio do Estado de New York resolveu investir no desenvolvimento de uma campanha turística.
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A agência Wells, Rich and Greene, fundada e presidida por Mary Wells Lawrence (a primeira CEO mulher de uma empresa listada na Bolsa de Valores de New York), e o designer Milton Glaser foram os responsáveis pela criação da campanha e do logotipo "I Love New York", uma das marcas turísticas mais famosas e fortes do segmento!⠀
(Crédito da imagem de Milton Glaser: Catalina Kulczar)
Objetivo da campanha
O objetivo da campanha era restaurar o turismo no estado, mas para isso era necessário:
Despertar o senso de pertencimento e comunidade local dos nova iorquinos
Divulgar os atrativos de New York
Mudar a percepção que os turistas, empresários, investidores e a comunidade local tinham em relação ao estado
Criação do famoso logotipo turístico
Durante uma corrida de táxi pela cidade, Milton Glaser esboçou o logotipo turístico mais conhecido do mundo.
Na imagem ao lado você poderá conferir o famoso esboço que hoje faz parte do acervo do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA).
Resultado
Em 1977 o logo I Love NY foi veiculado pela primeira vez, simbolizando uma campanha que mudou completamente a história de New York!
Resultados da campanha:
Aumento do senso de pertencimento dos nova-iorquinos e dos cuidados com seu estado. Com isso, o problema da sujeira e da criminalidade diminuíram
A marca passou a representar as 11 regiões de férias do estado e seus principais atrativos passaram a ser mais conhecidos
Impulsionamento do turismo
Atração de investimentos, novos negócios, empregos e moradores
Alto retorno do investimento
Marca mundialmente famosa
"A campanha I Love New York, iniciada quando muitos não estavam de bom humor, obteve enorme sucesso, transformando uma indústria de turismo em nível estadual vacilante em uma invejada em todo o mundo."
(The New York Times, 1987)
Até hoje New York colhe os frutos desse investimento. Inclusive, o site do estado leva o nome da marca e conta com muitas informações que facilitam o turismo local. Acesse o site I Love NY para conferir.
11 de setembro e a adaptação da marca
Em 2001, a queda das Torres Gêmeas marcou profundamente a história de New York e de todo os EUA.
Por isso, o designer Milton Glaser modificou a arte do logo I Love NY, adicionando uma mancha no coração. Foi lançada também a campanha "I Love NY More Than Ever". Esse logotipo se tornou um símbolo da comoção nacional. Toda essa vulnerabilidade e a dor sentida de forma comunitária fizeram com que o sentimento de pertencimento e amor por New York aumentasse ainda mais.
Isso é um ótimo exemplo de que as marcas podem se adaptar para responder demandas pontuais de seu público e, também, para acompanhar as mudanças da sociedade.
(Foto de Roberto Vivancos)
Espero que tenha percebido o quanto as marcas turísticas são poderosas e podem mudar completamente a percepção sobre um destino!
Quer conversar mais sobre branding voltado para destinos turísticos? Entre em contato!
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